domingo, 19 de outubro de 2014

Da relação direta entre falar uma gíria regional e se tornar uma pessoa melhor

Existem palavras, certas expressões que só são usadas em determinadas regiões, por determinadas pessoas, e quando usadas por essas pessoas em outros lugares que não o seu de origem, tendem a causar risos, deboche de quem ouve, e vergonha de quem usou a expressão, e esse texto é sobre como vencer o medo de falar qualquer expressão que você esta acostumado, em qualquer ocasião, e como uma palavra pode lhe fazer uma pessoa melhor.
Bem, estou fazendo um experimento social, que comecei a não muito tempo, visto a oportunidade que me apareceu de faze-lo. A experiência consiste em falar a palavra “joiado” nos mais diversos contextos, nos mais diversos lugares. “Joiado” significa algo legal, algo que você gostou, é algo “joiado”. Essa expressão é usada geralmente por pessoas das cidadezinhas de interior do Ceará, e talvez em algum outro lugar do Brasil, mas não sei ao certo. Acontece que ao falar isso, o interlocutor geralmente sente vergonha de você, se sente superior a você, porque você usou uma expressão que, ao entendimento dele, é burra, é feia, não é usada, é errada. Foi então que, ao usar pela primeira vez, e ver essa reação, eu percebi o quanto as pessoas gostam de se sentir melhores que as outras, pelos mais variados motivos, mesmo que só uma pequena palavra já é motivo de alguém se sentir melhor a você, e decidi fazer disso uma experiência. Acredito plenamente que se você falar “joiado” com qualquer pessoa por ai, sua vida vai ser melhor, você vai perder essa vergonha besta, e vai se livrar das amarras de seguir o padrão da sociedade, tudo isso graças a uma simples palavra. Bem, não precisa ser exatamente “joiado”, acho que vocês me entenderam.

Espero que tenha ajudado vocês a se tornarem pessoas melhores, porque esse é meu sonho, ver que o mundo se tornou um pouco melhor, mesmo que seja em proporções insignificantes, graças a algo que eu fiz. Abraços, e até a próxima.

Já provou pão com gelo?

Um comentário: