quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eleanor & Park


 "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

     Bem, a tempos não escrevo, acredito ter perdido o talento, se é que eu tinha algum, de escrever. Hoje resolvi voltar por um motivo especial, que vocês podem ver no titulo. Eleanor & Park é um livro classificado para “jovens adultos”, escrito por Rainbow Rowell. O livro conta a historia de dois jovens, Eleanor e Park, que tem vidas bem diferentes, mas que se apaixonam, e vivem o primeiro grande romance da vida deles, dito como amor verdadeiro. Naturalmente, o amor deles não é algo tão simples de acontecer. Não sei o que tenho, mas esse tipo de livro mexe muito comigo, gosto de historias de amores verdadeiros, impossíveis ou não, e confesso que chorei algumas vezes lendo. Ah, detalhe, eu li o livro em uma noite, começando um pouco depois da meia noite, e terminando cinco da manhã. Não que seja um livro grande, tem 328 paginas, mas acho que li bem rápido.
Eleanor tem uma família totalmente desestruturada, um padrasto bêbado e maluco, que bate na mãe, que por sua vez não faz nada, e só aceita o marido, totalmente submissa. Ela vive numa casa tão pequena, que o banheiro é ligado a cozinha, não tem porta, e o quarto ela divide com seus quatro irmãos menores. Park, por sua vez, tem uma família bem tranqüila, onde os pais se amam desde de o dia em que se casaram, e não tem vergonha de demonstrar isso a qualquer um, e tem um irmão. Eleanor é “estranha”, se veste de forma diferente, com roupas largas, frouxas, usa utensílios estranhos pendurados no corpo e no cabelo, é ruiva, e é nova na escola, o que é mais do que o suficiente para os alunos, assim que a vêem, a escolherem como o alvo. Ela conhece Park, quando entrando no ônibus escolar, o único lugar vazio para se sentar, é ao lado dele. Mas nem tudo é tão simples assim. Park, a principio, não gostou nada dela sentar ao lado dele, porque isso faria com que os “valentões” da escola pegassem no pé dele. Tudo muda quando Park percebe que Eleanor sempre Le todos os HQ’s que ele Le enquanto vai pra escola, olhando de cantinho, e é aí que o amor deles começa. Não vou contar mais que isso, só digo que é um livro lindo, que adorei, e gostaria que todos que leram este texto, lessem-no. Ah, gostaria de acrescentar que o desfecho da historia, pra mim, é muito bem contado, e muito interessante. Eu gostei pra caralho, achei a historia bem lindinha, e quero ler mais historias desse tipo, apesar de não ser o estilo de livro que eu to acostumado a ler.
     O que mais me encanta é fantasiar, pra mim, um amor assim. Eu amar a menina, e ela me amar de volta. Acho que quem lê meu blog já sabe, mas eu não tenho muitas ambições na vida, não quero alcançar grandes feitos, nem ter um grande emprego, nem uma casa gigante, nem um carro de luxo. Na verdade acho essas coisas bem desnecessárias, supérfluas para uma vida feliz.  Tudo que eu quero nessa vida é uma moça pra amar, e que ela me ame igualmente de volta, uma mochila pra minhas coisas guardar, e uma estrada pra caminhar, até o por do sol, quem sabe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário